Cursos de Graduação - Matemática - Finalidade
A maior finalidade do Curso de Ciências – Habilitação Plena em Matemática é a formação de professores para atuar no Sistema de Ensino Fundamental e Médio, pois existe, ainda, uma carência de profissionais bem qualificados em cidades outras de menor porte na região Norte do estado do Ceará. Os profissionais assim formados, também podem ter a aspiração de prosseguir os estudos em cursos de Mestrados e Doutorado para aprofundar os seus conhecimentos, como um meio de expandir, em toda a sociedade o conhecimento mais recente.
Cursos de Graduação - Matemática - Perfil do egresso
De uma maneira geral, o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, tem como objetivos:
Induzir no educando o amor pela ciência, e uma consciência de que deverá criar este mesmo sentimento em seus alunos.
Tentar, dentro das fortes restrições econômicas em que vive a educação em nosso país, criar motivações inovadoras para conduzir o estudante a se desenvolver e induzí-lo a ter a mesma atitude com o seu futuro aluno. Ao mesmo tempo incutir neles uma atitude crítica de que as condições desfavoráveis em que à educação se processa não são normais e que uma continuada luta deve ser encetada para alterar este quadro lamentável
Dominar mecanicamente e formalmente, as técnicas calculatórias da Geometria, Álgebra, Análise Matemática e Estatística como instrumento indispensáveis da profissão que escolheu;
Desenvolver espírito crítico como conseqüência do domínio das técnicas calculatórias que levem a compreender melhor a Geometria, Álgebra, Análise Matemática e Estatística como instrumentos indispensáveis à formação que escolheu.
Conduzir o educando a capacidade de leitura e produção de textos matemáticos, assim como outros instrumentos de comunicação, modelagem e análise, consistindo isto no desenvolver de sua capacidade científico-tecnológica;
Desenvolver no futuro professor uma consciência pedagógica e vontade de usar métodos que tornem o conhecimento agradável de ser adquirido, porém se distanciar cuidadosamente de métodos superficiais que tornem esta tarefa um artifício burlesco.
De forma mais direta, almeja-se um perfil da forma:
- Domínio dos conteúdos matemáticos bem além do Escolar;
- Conhecimento de áreas afins, como Física, Estatística e Computação, áreas onde;
- Conhecimento de História das Ciências e da Matemática;
- Conhecimento de conteúdos de cunho Didático/Pedagógico;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Organizar, expressar e comunicar o pensamento;
- Compreender e utilizar definições, teoremas, propriedades, conceitos e técnicas matemáticas.
Cursos de Graduação - Matemática - Concepção do curso
O processo de implantação do Curso teve início em 10 de março de 1973 - Licenciatura Curta em Ciências. A data do último reconhecimento conta de 21 de Setembro de 1987 no Diário Ofício de 05 de outubro de 1987, n.: 16.306.
O Curso de Ciências – Habilitação Plena em Matemática deve despertar em seus alunos o direito a um horizonte social avantajado. Denunciar a atual estagnação social a que sucessivos governos vêm nos jogando e as conseqüências desta destruição social para com as gerações futuras quando não já, imediatamente, para os presentes, e o risco a que disto decorre da nossa integridade como nação soberana.
Neste sentido, temos que cultuar o belo em Matemática como um objetivo em si, porque estamos convencidos que dominar a técnica de fazer esta ciência faz parte da formação intelectual que objetivamos, e a história da humanidade corrobora esta atitude como fonte de progresso.
Paralelamente a este culto da beleza da Matemática temos que aliar a sua potencialidade como instrumento do ser humano para estender a natureza e assim conseguir tirar frutos mais adequados para o desenvolvimento da humanidade, o que significa se preocupar com suas aplicações e suas origens na própria sociedade, sempre com renovado respeito pelo meio ambiente como cenário em que vivemos.
Atual mente o Curso é composto de 9 períodos semestrais, com uma carga horária total de 3000 horas/aula, contando com um quadro docente de 6 professores efetivos (4 mestres, 2 doutores) e três bolsistas. Há ainda um funcionários que se altena nas atividades da Secretaria do Curso. Há projetos de criação de um Laboratório de Matemática computacional e de um outro de Ensino de Matemática. O Curso é alicerçado por uma biblioteca setorial conveniada com o CENTEC, além da biblioteca central da Universidade.
Cursos de Graduação - Matemática - Corpo Docente
Professores
Ativos:
José Veras Gomes (Zeka)
Márcio Nascimento da Silva
Marcus Fábio Lima Ferreira (Bonnet)
Maria José Araújo Souza (Mazé)
Nilton José Neves Cordeiro
Francisco José Bitú Feitosa (Aposentado, mas ainda colaborando)
Gregório Maranguape da Cunha (Aposentado, mas ainda colaborando)
Temporários:
Lucas
Afastados
Miguel Jocélio Alves da Silva (Doutorando)
Demais casos:
Daniel Caetano de Figueiredo (Falecido)
Delano Klinger Alves de Sousa (Tranferiu-se para a Física)
Fco. Antonio de A. Meneses
José Emilson Lima Saraiva
Luiz Diniz de Araújo (Aposentado)
Tarcísio Praciano Pereira (Aposentado, mas ainda colaborando em outros curso da UVA)
Cursos de Graduação - Matemática - Contato
Turno de Funcionamento: Noite
Local: campus da CIDAO
Av. Dr. Guarany nº. 317, bairro Derby Club
Coordenador Interino: Prof. Helder
Fone: (88)3677-4246
Fonte: uvanet.br
Texto adaptado a atual realidade do curso.